É natural que, de imediato, as pessoas associem inovação apenas a produtos, pois eles são os elementos visíveis das empresas. No entanto, sucesso ou o fracasso de uma nova iniciativa pode não estar relacionado apenas às suas características como produto ou serviço, mas ao seu modelo de negócios.
Um exemplo clássico é a Dell, fabricante de computadores. Fundada em 1984, a grande inovação da empresa não estava só no produto, mas também no canal de vendas diretas. Utilizando-se de revistas especializadas e catálogos, a empresa construiu uma proposta de valor interessante para quem comprava e para ela mesma.
Como podemos criar algo atrativo para o mercado atualmente? Para qualquer empresa, nascente ou já consolidada, sempre vale a pena uma reflexão sobre como inovar no modelo de negócios, rompendo, assim, com o paradigma vigente.
Retirado do site: http://www.facadiferente.sebrae.com.br/2012/05/04/inovacao-alem-dos-produtos/ em 4 de maio de 2012.
Para quem pensa que inovação somente esta associado à produtos, está totalmente enganado! Vamos rever esses conceitos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário